Veneno na prateleira em Joinville
- Redação
- 4 de abr.
- 1 min de leitura
Dono de agropecuária é preso em Joinville por vender chumbinho e manter aves silvestres em maus-tratos

foto: Polícia Civil
Na manhã desta quinta-feira (3), o dono de uma agropecuária no bairro Paranaguamirim, em Joinville, foi preso em flagrante por uma série de crimes ambientais e contra a saúde pública. A operação, conduzida pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC), encontrou no local grande quantidade de "chumbinho", um veneno clandestino e ilegalmente utilizado como raticida.
Segundo a delegada Tânia Harada, o produto – de venda proibida – estava armazenado na cozinha da residência e já havia sinais de fracionamento para comercialização. “É um composto extremamente tóxico. A venda fracionada expõe ainda mais quem compra ao risco de intoxicação grave ou até morte”, explicou.
Além disso, a polícia encontrou agrotóxicos vencidos, armazenamento irregular, aves silvestres em situação de maus-tratos e um menor de idade trabalhando no estabelecimento. A pena pelos crimes pode chegar a 29 anos de prisão.
O chumbinho, popular entre consumidores desavisados, é produzido de forma clandestina a partir de agrotóxicos agrícolas altamente tóxicos, como o aldicarbe e o carbofurano, proibidos para uso doméstico. Seu uso e comercialização são crimes, e os efeitos do veneno no organismo humano são severos, podendo levar à morte em poucos minutos.
A polícia alerta: a venda e o uso de chumbinho são crimes! Em caso de suspeita, denuncie à Vigilância Sanitária..
Comments