O município de Balneário Camboriú tornou facultativo o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 na cidade. No final da tarde de segunda-feira, a prefeitura publicou o decreto nº 10.745 que permite a moradores e visitantes escolher se querem usar ou não a proteção individual contra a covid, tanto em lugares fechados como ao ar livre.
O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) justificou a medida usando o argumento de que a cidade já possui 89% da sua população vacinada com a primeira dose contra o coronavírus. Outros 83% já tomaram as duas doses da vacina.
“O decreto não se aplica aos hospitais e às unidades de pronto atendimento público ou privado, pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas pelo novo coronavírus, durante o período de transmissão, ou que apresentem sintomas gripais”, afirma o texto da lei.
Até segunda-feira, Balneário somava 31.647 confirmações de infecção pela covid, sendo que 30.210 pessoas já estão curadas e 957 pacientes permaneceram em tratamento. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 480 mortes por covid-19.
O decreto veio depois da decisão do governo de Santa Catarina que, na quarta-feira da semana passada, desobrigou o uso de máscaras em crianças até 12 anos em colégios privados e públicos.
Σχόλια