top of page
Foto do escritorRDB

Teté, um exemplo para o esporte de Joinville

LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba


Os clubes dos bairros estão cada vez mais mostrando para os letrados e aos homens do poder que estão em condições de promover grandes eventos. Esta situação fica ainda mais evidente quando não se tem a resposta de quem está à frente de uma estrutura e recebendo salários nada módicos para não fazer absolutamente nada. No arbitral da 13ª Copa Teté, em homenagem ao saudoso Osvaldo de Oliveira Cercal, o patrono do Aviação Futebol Clube, a palavra de ordem foi a organização. Nelson Preto Cercal, filho de Teté, já se mostra à vontade e com toda envergadura para assumir o protagonismo de um grande dirigente do nosso futebol amador. Preto não deixou escapar nenhum detalhe para a competição atinja a plenitude do sucesso. A competição de 2022 terá dois times a mais em relação as temporadas passadas. Assim, os 10 participantes atuam na primeira fase em dois grupos. O grupo A reunirá Pará, JE Transportes, União do Oeste, Nego Buja e Ecuador. No B aparecem Curva de Rio, Grande Família, Rei da Lavação, Amigos do Galo e PVC Trade/Juventus. A bola começa a rolar no dia 20 de fevereiro, com as rodadas ocorrendo sempre aos domingos – dois jogos pela manhã e outros dois no período da tarde.



Organizadores e representantes dos times no arbitral da última terça-feira


Homenagens com a bola rolando


O poeta já deixou o recado num samba: quando morrer não quero choro e nem vela. A vida em todos os segmentos sempre deve lembrar de seus personagens no ambiente que melhor estiveram adaptados. O futebol também segue esta regra. É assim que Osvaldo de Oliveira Cercal, o Teté, patrono do Aviação, recebe pelo segundo ano seguido depois de sua ausência física e pelo 13º ano seguido a homenagem na competição que se tornou a referência no início de temporada do futebol amador de Joinville. E desta vez a taça do campeão levará o nome de Jurandir Gomes de Oliveira, falecido no ano passado. São duas figuras, cada um em suas épocas, que representam da melhor forma o nobre futebol raiz de Joinville.



Teté (à esquerda) e Jurandir: histórias diferentes e semelhantes do nosso futebol



Primeirona e Segundona fora de época


Os campeonatos da Liga Joinvilense de Futebol, como já se tornou tradição, devem iniciar somente em maio. Os times não esperam até lá para colocar seus jogadores em campo. Na Copa Teté, como já vem ocorrendo desde seu surgimento, ocorrem os testes. Dos 10 participantes da Primeirona, o Juventus estará entre os participantes do grupo B. A Segundona terá outros dois representantes, com o União do Oeste e o estreante Nego Buja, que por estão no grupo A e já se enfrentam na rodada de abertura. Isso que é um teste para valer.



Um plano para o esporte


Agregado a outros três setores – cultura, turismo e lazer, o esporte estará em discussão na noite desta quinta-feira, 27 de janeiro, às 19h30, no plenário da Câmara de Vereadores, para receber sugestões para o esboço do novo Plano Diretor de Joinville. Segurança, no dia 20, Educação e inovação, dia 24, e ainda saúde e assistência social, no dia 25, já foram temas abordados.


Está será a oportunidade para os dirigentes dos diferentes esportes praticados em Joinville para levarem seus representantes e trazer opiniões e os pleitos para não ficarem aparando as migalhas. É no ambiente do esporte que o político se refugia e se embrenha para caçar votos, com muitos deles nunca mais voltando, mesmo os eleitos.


O esporte em Joinville enfraqueceu consideravelmente nos últimos tempos em função que muitos dirigentes se afastaram e pela ausência de incentivos. O futebol amador, que tem em cada bairro uma considerável concentração de público nos finais de semana, é o que mais reclama. Os prefeitos do esporte fizeram sua parte e a história serve de comprovação.


No encontro da noite desta quinta-feira o acesso é livre e cada dirigente tem a obrigação de estar presente e apresentar opinião e os pleitos para não ficar apenas espremido entre a cultura e o turismo.



Sabatina do futsal no Palácio dos Esportes


O presidente Mario Pereira, da Liga Joinvilense de Futebol de Salão, é o mais radiante com a bola voltando a rolar no Ginásio Abel Schulz, repetindo os bons tempos do Palácio dos Esportes. O Torneio Aberto, em disputa do Troféu Ideraldo Luiz Marcos por 18 equipes. A programação da primeira rodada, neste sábado, dia 29, começa às 18h45 e segue até às 22 horas.


Estão previstos três confrontos, que serão Max Car x Boleiros, às 18h45, pelo grupo A, Sporting x Bella Arte, às 20 horas, valendo pelo grupo E, e ainda Futsal Campo Alegre x Evolution, às 21 horas, pelo grupo F. Os participantes estarão disputando, além do Troféu Ideraldo Luiz Marcos, uma premiação em dinheiro, que será de 7.500 reais para o campeão, 5.500 reais para o vice, 1.500 reais para o terceiro colocado e 500 reais para o quarto colocado. Os times estarão isentos do pagamento da taxa de arbitragem, um importante atrativo para os participantes.



Três de Joinville na Copa Vale Norte


Três clubes de Joinville - Pirabeiraba, Serbi e Caxias - estarão participando da inédita Copa Vale Norte de Futebol Não Profissional, promovida pela Federação Catarinense de Futebol. A competição terá início no dia 6 de março, com a competição reunindo equipes de ligas do Vale do Itajaí, Norte e do Alto Vale - Liga Joinvilense de Futebol (LJF), com Grêmio Pirabeiraba, Serbi e Caxias, Liga Desportiva Francisquense (LDF), com Estrela Azul e Atlântico, Liga Pomerodense de Desportos (LPD), com Floresta e Vera Cruz, Liga Vale Norte de Desportos (LVND) de Ibirama, com PSG e Cruzeiro, Liga Jaraguaense de Futebol (LJAF), com Flamengo, e a Liga Itajaiense de Desportos (LID), representada pela ACEPCN.


Os 11 times estarão distribuídos em dois grupos na primeira fase. Pirabeiraba e Caxias fazem parte do grupo B, junto com Cruzeiro, Vera Cruz, Estrela Azul e ACEPCN. A Serbi disputa no grupo A ao lado de PSG, Floresta, Atlântico e Flamengo.


O regulamento prevê o confronto entre todos em turno único e se classificam os quatro melhores de cada grupo para as quartas de final - eliminatórias em jogos de ida e volta.



Vila Nova entra em campo em fevereiro


As 12 agremiações confirmadas na Copa Vila Nova estarão em campo a partir de 13 de fevereiro. O futebol da zona oeste joinvilense é um capítulo a parte nesta corrida atrás de uma bola. A organização representa o segredo deste sucesso e a longevidade da competição, com jogos distribuídos em três campos.


A primeira fase terá cinco datas, passando depois para as quartas de final em 27 de março, semifinais no dia 3 de abril e a decisão em 10 de abril. A primeira rodada, no dia 13 de fevereiro, terá dois jogos por campo, sempre às 8h15 e às 10 horas. No Anaburgo jogam Nordeste x Patriots e Independente Del Costa x Unidos da Vila. No União da Estrada Blumenau atuam Estrada Blumenau x Avaí e J. United x Águas Vermelhas. E no Avaí os jogos serão Tigres x Geração e Revolucionário x União Nacional.

376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page