top of page
Foto do escritorRedação

Redes Sociais e os riscos para adolescentes

As redes sociais podem ser mentalmente e fisicamente prejudiciais para os adolescentes quando se trata de insatisfação corporal.

Mel Maia vive exibindo os resultados alcançados com a malhação nas mídias sociais


Quanto mais cedo as crianças são expostas às redes sociais, mais cedo começam a se sentir desconfortáveis com seus corpos. Isso acontece devido às expectativas impostas por modelos ou celebridades, algumas vezes com fotos editadas ou não, ou até mesmo por influenciadores aleatórios que postam nas redes sociais por diversão. Os adolescentes podem desenvolver inseguranças que, em alguns casos, podem levar a transtornos alimentares devido à insatisfação corporal. Embora as redes sociais não sejam uma causa direta de transtornos alimentares, elas podem contribuir para seu surgimento.


Um estudo que acompanhou jovens de 14 a 15 anos ao longo de três anos "descobriu que a internalização dessas formas corporais 'ideais', apresentadas na mídia, previa emoções negativas sobre a aparência, o que, por sua vez, previa comportamentos alimentares pouco saudáveis". Está comprovado que os adolescentes podem sentir insatisfação consigo mesmos por causa do que veem nas redes sociais. Esses sentimentos negativos podem levá-los a adotar hábitos prejudiciais.


De acordo com outro estudo realizado pela Girlguiding UK, “um terço das meninas de 7 a 10 anos acredita que são julgadas por sua aparência, e um quarto sente a necessidade de ser perfeita”. Mesmo meninas que ainda não atingiram a adolescência já se sentem inseguras e acreditam que precisam parecer o que descrevem como perfeito.


Alguns podem argumentar que as redes sociais são uma forma de espalhar mensagens e abordar questões causadas pelas próprias redes. Elas podem ser usadas para promover positividade corporal e denunciar padrões e tipos ideais de corpo. No entanto, ainda há milhões de postagens que podem fazer adolescentes se sentirem inseguros e insatisfeitos com seus corpos.


Os adolescentes devem se sentir confortáveis em seus próprios corpos e não deveriam sentir que precisam parecer algo que viram na internet. O tempo gasto nas redes sociais pode ser limitado, sendo usado apenas para comunicação, a fim de evitar postagens que possam causar desconforto com a própria aparência.




142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page