top of page
Foto do escritorEnio Alexandre

Recursos públicos para carnaval e futebol



Uma cidade com apelo turístico investir no carnaval é até aceitável. Não falo de investimentos faraônicos, mas o suficiente para oferecer conforto e segurança a quem frequenta a festa. Afinal, o carnaval na essência, é a festa do povo. Ou seja, uma fantasia improvisada, música e alegria. Porém quando recursos públicos preciosos são aplicados no carnaval a pretexto de receber turistas, tenho minhas dúvidas. Se realmente a festa atrai visitantes, a parte da iniciativa privada que se beneficia do evento que invista.

O mesmo serve para o futebol. No passado o dinheiro público vivia salvando os clubes. O que mais se via eram recursos de estatais ou até de governos bancando o futebol. O benefício nesse caso era para os políticos que em troca de "ajudar" os clubes falidos recebiam o apoio dos dirigentes e o consequente voto da torcida.

Isso permitia fazer loucuras como contrações absurdas e pagamento de salários fora da realidade. No futebol isso ainda acontece. Movidos pela paixão alguns dirigentes gastam muito mais do que as agremiações arrecadam. Não precisamos ir longe. JEC e Figueirense em Santa Catarina têm dívidas enormes. Voltando os olhos para o Brasil podemos citar Cruzeiro, Vasco da Gama e tantos outros clubes passando por graves problemas financeiros.

Sabemos que futebol e carnaval fazem parte do cultura do Brasil. Mas a festa virou negócio para muita gente. E são essas pessoas que pressionam o poder público por recursos. O povão mesmo quer pular o carnaval e curtir o futebol, mas não a qualquer preço. Que os dirigentes do futebol e os carnavalescos se conscientizem que, se querem fazer eventos gigantes, que recorram à iniciativa privada para conseguir os investimentos. Temos muitas prioridades.

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page