top of page
Foto do escritorRDB

Quem se habilita para a decisão


Da Silva, com o Pirabeiraba, ou Teco Fernandes, com o Juventus: quem vai para a decisão?


O Juventus, pela condição de poder jogar por dois resultados iguais - empate no primeiro confronto e que pode repetir a dose neste sábado – e a ACM/Estacaville, pela vitória na semana passada, são os principais candidatos para as duas vagas para a decisão da Primeirona. Nada impede que Pirabeiraba e Morro do Amaral não possam dar um desfecho diferente para estas finais. Futebol é isso mesmo, uma “caixinha de surpresas”.

No Estádio H. de Britto, deixando de lado as decantadas dimensões reduzidas do gramado, é lá que sairá o primeiro finalista do campeonato desta temporada, neste sábado. As estatísticas indicam para o Juventus como favorito, mas a regularidade faz parte da trajetória do time do distrito.

Na aprazível região do Morro do Amaral, no domingo, o time da casa terá 90 minutos para superar o adversário – a ACM/Estacaville, que superou as próprias limitações e tem grandes chances de estar na final. Os dois times estão em busca de uma final inédita. Enquanto o visitante precisa manter a vantagem obtida no jogo de ida, o time da casa tem a necessidade de reverter a derrota sofrida na semana passada.



Distante da concorrência com a Libertadores

As advertências feitas sobre a coincidência de datas fez a direção da Liga Joinvilense de Futebol divulgar uma nota nesta semana sobre a mudança do dia da decisão da Primeirona. Ao invés de 27 de novembro, quando ocorre o encontro decisivo da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo. Agora, a LJF anuncia para o dia seguinte, 28 de novembro, às 15h30, na Arena Joinville, o confronto de encerramento, em partida única, que apontará o campeão da elite do futebol de Joinville.

Horários da prática e da maquiagem

Nos tempos que apenas jornais e às vez alguma emissora de rádio fazia a transmissão ao vivo, a questão dos horários nos jogos do futebol amador eram bem mais rígidos. Agora, com o Portal Via Direta e outros projetos do gênero estão constantemente ao vivo é possível ver e constatar que nada disso é cumprido. Nas tabelas da LJF, os jogos do período da tarde estão anunciados para as 15h15, mas na prática isso nunca acontece sem que seja infringido o regulamento em, no mínimo, de cinco a sete minutos.

E ainda existe um agravante que é a constatação através da súmula on-line no site da Liga (www.ljf.com.br), onde aparecem todos os detalhes dos jogos, desde resultados, artilheiros, os punidos com cartões e também o horário de entrada em campo de cada um dos dois times. Rigorosamente conforme está na tabela. Ninguém se atrasa por um segundo sequer. E na verdade isso tudo é apenas uma maquiagem.

Quem tem merecimento

Paulo Sérgio dos Santos é seu nome de batismo, mas no futebol de Joinville passou a ser identificado pela empresa que administra e incentiva tudo e todos que pode. Prefere ser o Paulo Estacaville. E tem todo o direito de adotar o pseudônimo artístico depois de tantas jornadas. Adotou também a Associação Chico Mendes com seu endereço esportivo, mas nunca deixou de apoiar quem estivesse procurando um apoio. É, sem dúvida, um merecedor por um lugar no pódio da Primeirona.

Foto: Divulgação



Finalistas por tabela ou surgirá alguma novidade

Serbi, o líder incontestável, e Sercos, logo a seguir, seriam os dois classificados para a Primeirona do ano que vem. O Caxias, terceiro colocado, e União do Oeste, em quarto, podem se habilitar neste domingo, nas duas semifinais, para quebrar este prognóstico que surge através das estatísticas do que aconteceu na Segundona na fase de classificação.

Pela manhã, às 10 horas, na Arena Palmeiras, no Cubatão, o União do Oeste pode dar esta resposta ao enfrentar a Serbi. Mesmo sendo apenas o jogo de ida, esta será a maior chance para reverter o favoritismo do time do Itinga. À tarde, às 15h15, no Ernestão, a receita estará valendo também para o Caxias, que recebe a Sercos.

Na semana passada, completando a fase de classificação, o União do Oeste perdeu em casa para a Serbi, enquanto Caxias e Sercos ficaram no empate no reduto do Gualicho. Agora será “um novo campeonato” e os ânimos é que influenciarão no resultado final. Os caxienses prometem uma grande recepção para o time alvinegro.

Dois jogos e um favorito incontestável

As semifinais da Terceirona terão neste domingo, dia 21, os jogos de volta. A programação será toda no período da tarde, a partir das 15h15. Na Associação de Moradores Loteamento Nova Joinville, no bairro Adhemar Garcia, o time da casa pode confirmar a melhor campanha entre os nove participantes. Depois de vencer fora de casa, na semana passada, o Adhemar Garcia pode ficar com uma das vagas para a Segundona de 2022, precisando apenas do empate. O adversário é o Amigos da Vila, quarto colocado na primeira fase e tem uma desvantagem da derrota por 3 a 1 na semana passada.

No Estádio João Oligine (Amaji) no Jardim Iririú, Nego Buja recebe o Atlético Pirabeiraba. Após o empate na semana passada por 1 a 1, o NB pode repetir o placar para garantir uma das vagas para a decisão e passar para a Segundona do ano que vem. Ao time do distrito apenas interessa a vitória.

Basquete feminino entre oito melhores

O basquete feminino do JEC/Ginástico atravessa a temporada fazendo história. A parceria vem permitindo que as diferentes categorias tenham condições de mostrar suas potencialidades no âmbito estadual e também apareçam nacionalmente. E foi assim que o sub-23 participou do Campeonato Brasileiro, em São José dos Pinhais-PR, garantindo a inclusão entre as oito melhores equipes.


O técnico Fabiano com a equipe sub-23 no certame nacional disputado no Paraná




LETRINHAS DO RDB

Roberto Dias Borba

145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page