top of page
Foto do escritorLuiz Carlos Prates

O que é beleza?

Luiz Carlos Prates



Para mim, só há uma beleza, a do caráter; a outra, a das formas físicas externas, bah, essa não vale uma laranja. Sem esquecer que a verdadeira beleza é invisível para os olhos... Quem já foi a uma exposição de quadros, de pinturas antigas já deve ter notado que a beleza das mulheres retratadas era bem diferente da beleza de hoje. Aliás, muitos dos que vão a essas exposições, sem qualquer notação de tempo e espaço, saem exclamando: - “Meu Deus, como dizer que aquelas mulheres eram bonitas?”. Sim, eram bonitas, lindas, era a beleza daquele tempo. Daqui a alguns anos, a beleza de hoje, a das misses, será objeto de risadas dos observadores das então exposições de arte e fotos. O que consideramos belo, bela, bonito, bonita hoje não passa de criações, invenções culturais, hábitos que variam no tempo e no espaço. Não há beleza “especial”, distinta, senão aquela que nós combinamos como beleza. Tempo e espaço. Os conceitos mudam o tempo todo. Já se fala que um dia, se o mundo não acabar bem antes, um dia pessoas vão olhar para trás e dizer: “Santo Deus, aqueles povos estúpidos (nós) comiam carne de bichos, como podiam”? Claro que isso vai acontecer. Olhe, e não vamos longe, leitora, antes do casamento ele e ela são anjos de beleza, ninguém mais bonito que ele, ninguém mais bonita que ela. Verdade? E depois de algum tempo de casados, alguns anos, por exemplo, será que os pombinhos continuam assim, sendo belezas de passarela um para o outro? Uma ova. O que mais mantêm os casamentos são interesses, vários e diferentes interesses, nada mais. As belezas, dela e dele, ficaram lá atrás. Vem dessa verdade o cuidado que devemos ter antes de amarrar nosso burrinho na sombra de uma beleza, dele ou dela. A passagem do tempo mata, anula as belezas. Os casamentos felizes que conheço não foram alicerçados sobre as outrora belezas dela ou dele. Um relógio (feioso) comprado dos camelôs ali na esquina marca a hora tão bem quanto um Rolex, igualzinho, mas... A gentinha quer o relógio caro, poderão se exibir mais, coitados! Ah, e às vezes é bom ser sutil, dizendo, por exemplo: - Quem o feio ama, bonito lhe parece! Bem sutil...


Álcool

Filósofos dizem que quem for 100% honesto não deve iniciar um negócio, irá à falência. Vivo dizendo que lucro e ética não dormem na mesma cama. Reportagem da Deutsche Welle diz que – “Cervejaria chinesa fez pesquisa falsa e diz que cerveja é saudável e faz bem à saúde”. Já os cientistas batem o pé: nenhuma gota de álcool faz bem à saúde. E cresci ouvindo dizer que um cálice de vinho por dia mantém o médico a distância. Por onde andam os 100%?


Velhice

Quando começa a velhice? A resposta é pessoal. Saí, faz pouco, para caminhar. Como sempre, fones nos ouvidos e escutando um palestrante americano. O de hoje falava sobre velhice e aconselhava a que seguíssemos pelo menos quatro dicas para uma velhice melhor: comida equilibrada, saudável – amigos por perto – exercícios diários e – nunca parar de aprender. Senti-me feliz, estava caminhando e atualizando, treinando, o inglês. Dois dos conselhos. Valeu.




Falta Dizer

Ela já esteve na minha “fazenda”, num livro que escrevi com o título de “Prates, Verdades e Elas”. Falo da Rachel Sheherazade, minha amigona que escreveu o prefácio do livro. Rachel faz sucesso no programa A Fazenda, da Record. Não por ser amiga, ela é inteligente, arguta, muito bem-informada e, sacrossanto, linda. Kisses, “fazendeira”!

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page