O Papa é pop… e antenado
- Dr. Raphael Lopes
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Disrupção: Tudo com Raphael Rocha Lopes

foto: Vatican News
“♫ O Papa é pop, o Papa é pop/ (o presidente é pop, um indigente é pop)/ O pop não poupa ninguém/ (nós somos pop também)” (letra da música O papa é pop, dos Engenheiros do Hawaii)
Em homenagem ao Papa Francisco, falecido na segunda-feira, resolvi trazer um texto já publicado, lá em fevereiro de 2019, como uma singela forma de homenagear o Bispo de Roma, talvez o de mente mais arejada dentre todos aqueles que já comandaram a Igreja Católica.
…
Quando Humberto Gessinger compôs esta música [do preâmbulo do texto], referia-se ao Papa São João Paulo II (1978/2005). Entretanto, ela não poderia estar mais atual do que com o Papa Francisco. O pontífice entendeu perfeitamente a importância da tecnologia na cultura contemporânea como poucos. Talvez até melhor do que muitos empresários e empreendedores.
Já em 2016, o Chefe da Igreja Católica tirou fotos (mais especificamente as modernosas selfies) com os maiores youtubers e influenciadores digitais da época. Ainda que tenha sido uma gigantesca honra para a garotada que saiu nas fotos, o Papa foi muito sagaz em levá-los para o Vaticano e alcançar instantaneamente os milhões de seguidores daqueles jovens influenciadores digitais (estimou-se, à época, que os 10 youtubers tinham mais de 26 milhões de assinantes). E ele ainda se considera um “dinossauro tecnológico”!
O Papa Pop Francisco, porém, não parou por aí! Ano passado [nota da edição: 2018] ele aprovou o lançamento de um jogo de realidade aumentada para celulares chamado Follow JC Go (algo como Siga Jesus Cristo), bem ao estilo de Pokémon Go. O jogo visava atrair os olhos da meninada para a Jornada Mundial da Juventude que ocorreu esse ano [2019] no Panamá. Personagens bíblicas, santos, beatos e pessoas reais fazem parte do roteiro do jogo, com missões a serem cumpridas.
Demonstrar que a internet, apesar das diversas preocupações que carrega, pode ser utilizada para divulgar o bem, melhorar a vida das pessoas e destacar discussões sérias, e, ainda, agregar seguidores, foi uma contribuição importantíssima do Papa.
É a demonstração de como tecnologia e inovação podem contribuir com todas as causas.
Quem quiser ver as selfies do Papa com os influenciadores digitais ou mais informações sobre o jogo, pode acessar o meu perfil do Instagram, que os links estarão disponíveis.
…
Em outro momento, já nos tempos da popularização das IAs, o Papa foi visto com um exuberante casacão estilo rapper, e muita gente acreditou e, mais do que isso, ficou indignado com tanta modernidade. Não passava de uma brincadeira sobre o potencial das inteligências artificiais.
Esse Papa foi pop, mas, mais do que isso, extremamente preocupado com o futuro da humanidade e, especialmente, das crianças e dos jovens. Que seus ensinamentos reverberem nas mentes de todos e que possamos esperar por um mundo melhor para os pequenos e um novo Pontífice Máximo com a mesma percepção de mundo e de humanidade.
Comments