top of page
Foto do escritorRDB

Letrinhas do RDB com Roberto Dias Borba

Primeirona começando com atropelos


O arbitral da Primeirona, a principal competição do futebol amador de Joinville, precisou ser transferido para a próxima terça-feira, dia 22. O motivo? A Liga Joinvilense de Futebol prefere não expor o assunto para o domínio público. O que se pode deduzir é que está faltando que os clubes tenham seus compromissos com a entidade como algo intransferível e inadiável.


Os compromissos dos clubes são os mesmos de uma entidade que promove e organiza eventos esportivos. Vejo dirigentes que não podem ser considerados verdadeiros dirigentes por achar que uma liga pode existir conforme soprar o vento. E que arbitragem não precisa ser remunerada. Não é bem assim. Nada pode ser considerada desta forma. É preciso que estes movimentos para o futebol receber ajuda financeira também incluam o custo da liga, com seus encargos e tarefas.


Que no arbitral da próxima terça-feira os dirigentes possam sentar nas surradas cadeiras do auditório da liga sabendo que tudo ali foi conquistado com muito sacrifício e nada foi nado de graça.



ACM/Estacaville festeja em campo um título que precisou do esforço de dirigentes e atletas



Luta livre em área de grama


A bola ficou de lado. Trocaram os pés pelas mãos. E quem perde com tanta selvageria é o nosso pobre futebol. Acompanhei pelas imagens do Portal Via Direta as cenas que deveriam ficar apenas num ringue. Foi assim que a Sercos recebeu, no domingo passado, o Floresta de Pomerode, no Estádio José Paulino Vieira, no bairro Costa e Silva. Bastou o cronômetro entrar em ação, os visitantes foram mais eficientes e com um jogo envolvente e buscando o ataque. O tricolor da casa só foi reagir num raro ataque que terminou com a contusão do goleiro Igor e a expulsão de Anderson.


A partir daí começou uma desnecessária perseguição ao árbitro Maycon Gustavo Pires dos Santos e que forçou a interrupção do jogo. E só reiniciado com a presença do policiamento e a exclusão dos expulsos, incluindo o maqueiro Cleverson Fernandes, que agrediu o árbitro com um soco na cabeça.



O futebol chegou no fundo do poço


Imagem Internet




Punições a vista para agressores e a Sercos


A Copa Interligas Vale e Note, que unifica as competições do Vale do Itajaí e norte catarinense, com a Liga de Joinville fazendo o trabalho operacional, mas os julgamentos ficam a cargo do Tribunal de Justiça Desportivo da Federação Catarinense de Futebol, a FCF é a organizadora do evento. Por isso, as penas aos agressores e infratores não devem ficar apenas nas advertências, como o técnico Everton disse ao árbitro e que está registrado na súmula.


O que se lamenta é todo o trabalho que a Sercos realiza com as categorias de base, revelando novos talentos e que estão chegando aos grandes clubes brasileiros e o time adulto do tricolor joga tudo no lixo com estas agressões descabidas. Reclamar com árbitro é normal, mas que não pode passar para as vias de fato. A própria Sercos corre o risco de ter seu estádio interditado.



Times do Vale superam os do Norte


Em duas rodadas, mesmo com alguns apenas fazendo um jogo, passa a ser visível a superioridade técnica dos times do Vale na Copa Interligas. Atlântico, de Balneário Barra do Sul, no grupo A, e do Estrela do Sul, de São Francisco do Sul, no B, que sofreram derrotas nos dois jogos que realizaram, passam a estar em péssima situação, mesmo que os quatro primeiros colocados estejam passando para a segunda fase.


O Floresta, de Pomerode, no A, com duas vitórias, tem a melhor campanha. No grupo B, o Pirabeiraba faz o futebol de Joinville respirar, depois da excelente vitória em Itajaí. Outro que pode subir na pontuação é o Vera Cruz, outro time de Pomerode, que estreou apenas na segunda rodada. Já o Caxias, o alvinegro Joinvilense, após uma semana de folga, volta a campo e atuando em casa contra o Cidade Nova. Sercos (em Jaraguá, contra o Flamengo) e a Serbi (em Pomerode, contra o líder Floresta) terão jogos fora de casa e precisam somar pontos para se manter entre os primeiros colocados.


Todos os detalhes – resultados e pontuação, além do que está relatado nas súmulas – podem ser acessados no site da Liga Joinvilense de Futebol (https://www.ljf.com.br/interligas-vale-norte-2022/)



Uma conquista do futsal Joinvilense


O troféu de campeão ficou com a Quadra do Sid, mas o 1º Torneio Aberto de Verão, em disputa do Troféu Ideraldo Luiz Marcos foi uma conquista do futebol de salão de Joinville. É fácil explicar. A competição estava há anos na prateleira das propostas da LJFS e finalmente foi para a quadra. A conclusão foi no sábado, dia 12, com a Quadra do Sid e MaxCar fazendo um excelente jogo, que terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, a Quadra do Sid venceu por 3 a 2.


O terceiro lugar coube ao Verde Teto, que ganhou sem precisar suar a camisa. Lamentável mas o time são-bentense do Ceppli simplesmente não deu explicações para a ausência. No geral, um evento com pleno êxito e que ajudou a dar uma nova motivação ao esporte de Joinville iniciar a temporada de 2022.



Basquete de base em abril


O basquete de base estará trazendo a Joinville atrações nacionais e internacionais entre 14 e 17 de abril. O masculino, com jogos no Centro de Treinamento Ivo Valella e no Ginásio Abel Schulz, terá jogos em quatro categorias, enquanto o feminino, no Ginástico, tem a previsão de apenas duas categorias, mas ainda com reduzido número de inscritos.


Times da Argentina, Paraguai, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Santa Catarina estarão abrilhantando esta competição que promete trazer a Joinville as futuras estrelas do basquete nacional e internacional.



Água em campo atrapalha os campeonatos


Copa Teté, Copa Vila Nova, Municipal de Araquari e as primeiras rodadas das categorias de base da LJF (sub- 18, sub-16, sub-14 e sub-12) são competições que estão em movimentação na região de Joinville e que não foram para campo na semana passada em função das chuvas. As rodadas de todos os certames serão mantidas nos dias 19 e 20, desde que o tempo bom favoreça.



266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page