Vida após o esporte
O coração que pulsa é o sinal que o corpo está transpirando. É assim que o atleta passa grande parte de sua carreira, sempre buscando ultrapassar limites. E quando o corpo fica inerte a sensação é de que tudo que passou representa apenas passado. No último domingo, dia 22, duas pessoas que faziam do esporte, em modalidades diferentes, toda esta dinâmica da vida correr livremente. E agora deixam seus legados como maior ensinamento.
Nilo Gomes de Oliveira Filho, 76 anos, dos campos e das quadras, esteve com mais evidência nas colunas esportivas. O pai e o irmão Adael, que se foram há mais tempo, completam a dinastia da família no futebol. E Nilo foi mais longe, atuando ainda nas quadras do futebol de salão e também sendo o presidente da Liga Joinvilense de Futebol de Salão. Nos últimos anos foi se recolher para o devido descanso na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul.
Moacir Sevegnani, 69 anos, era preciso e metódico em tudo que realizava. Por isso, foi um exímio atirador da modalidade seta. Esteve à frente da formação da equipe de tiro da Döhler, onde foi, além de atleta, um incentivador e professor para seus colegas. Dois atletas, duas expressões diferentes em modalidades distintas, mas que devem ter seus legados preservados. O esporte não pode descartar estas histórias repletas de dedicação e empenho.
Nilo Gomes, um nome para a eternidade
foto: Roberto Dias Borba
Acertando o passo antes da bola rolar
O futebol amador de Joinville começou o ano reclamando de maior aproximação com o poder público. O objetivo estava na busca de recursos para otimizar os custos dos clubes com a participação dos campeonatos oficiais. O pedido recebeu a aprovação da prefeitura. Os cofres já têm o que receber. O que a LJF e seus filiados devem fazer a partir de agora saber preservar a tradição que envolve estas competições. A referência é a respeito do adiamento da Terceirona a dois dias do início que estava anunciado, passando a abertura do campeonato para duas semanas depois.
O calendário de competições da LJF, com isso, passa a ter abertura oficial com a Segundona, neste final de semana. Um jogo no sábado, dia 28, entre União Timbé x Nego Buja, na Arena Miguel, às 15h15. E outros quatro jogos no domingo, dia 29, com Atlanta x Itinga, às 10h15, no São Luiz, e às 15h15, com outros três confrontos – Estrela do Sul x União do Oeste, no Estádio Antônio Cidral; Adhemar Garcia x Estrela da Praia, no Nova Joinville; e, Caxias x Aventureiro, no Ernestão.
Primeirona e Terceirona iniciam simultaneamente nos dias 5 e 6 de junho, desde que não tenha nenhum outro atropelo de última hora.
Etapa do tiro seta com mudanças
Os estandes do Piraí, na semana passada, nos dias 19 e 20, receberam as equipes para a disputa da quarta etapa. As classificações nas quatro séries tiveram mudanças em relação às classificações registradas na etapa do Operário. A alternância nas posições mostra a competitividade crescente na competição da AJTA. Este deve ser um detalhe que seguirá nas próximas oito etapas. Os atiradores voltarão a se reunir nos dias 2 e 3 de junho, no Esmeralda.
No feminino ouro, a melhor pontaria desta etapa foi das atletas do Piraí, com 358,7, seguidas de perto do Cruzeiro Joinvilense (358,5), Döhler (354,9), Piraí (353,4) e Esmeralda (352,9).
A equipe do Operário (350,9) ficou em primeiro no feminino prata, aparecendo depois Dona Francisca (347,6), Ipiranga (340,7), Alvorada (336,9), Estrela (334,2) e Lírica (268,8).
O Piraí (605,7) fez valer a condição de mandatário da etapa e somou a melhor pontuação do masculino ouro. Os outros classificados foram Cruzeiro Joinvilense (605,6), Esmeralda (602,7), Ipiranga (600,7), Döhler (599,4) e Rio da Prata (597,0). O masculino prata teve a mesma classificação da etapa anterior, mudando apenas a pontuação das equipes: Dona Francisca (602,3), Alvorada (593,4), Operário (590,4), Estrela (577) e Lírica (572,1).
Equipe internacional treina em pista de carvão
Cada vez mais o atletismo de Joinville coloca seus atletas na vitrine internacional, mesmo que as condições de treino não sejam as melhores. O exemplo de potencial individual e de garra de toda a equipe, entre atletas e comissão técnica, ficaram evidenciadas na participação dos representantes da Corville na Gymnasiade, o maior evento estudantil do mundo para estudantes até 18 anos.
O evento ocorreu na Normandia, França, de 16 a 20 de maio, envolvendo cerca de 3,4 mil estudantes de 69 países. Os representantes joinvilenses no evento mundial foram o técnico Alceu Cavalett e os atletas Juan Anding, quarto colocado nas provas de arremesso do peso e lançamento do disco; Leonardo Felipe Mendes, que correu a prova dos 400 metros com barreiras ficando com a sexta colocação, mas Leonardo se sagrou campeão mundial na prova do revezamento medley compondo a equipe brasileira. Léo ainda ganhou uma medalha de prata no outro revezamento medley (com distâncias diferentes). A grande conquista para Joinville foi o título individual de Lays Cristina Silva, na prova dos 100 metros com barreiras, com a marca de 13s39. Lays ainda foi vice no revezamento 4x100 metros e ouro no revezamento medley.
Além do apoio da Caixa Econômica Federal e da Confederação Brasileira de Atletismo, a representação da Corville tem apoio da Prefeitura de Joinville, Krona Brasil, Rôgga Empreendimentos, Grupo Suprema e da Univille Universidade.
Atletismo de Joinville faz história na França
Vencedores desde as categorias de base
O atletismo de Joinville não se cansa de preparar as novas gerações para subir ao pódio. No último sábado, dia 21, na pista sintética de Timbó, a representação da Corville aproveitou para aumentar a coleção de conquistas na primeira etapa do Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo da categoria sub-16. A delegação da Corville participou com 36 atletas.
No masculino: primeiro lugar, Corville, com 157 pontos. Em segundo ficou São Ludgero, com 86, e em terceiro Itajaí com, com 77. No feminino: primeiro lugar Timbó, com 145 pontos, segundo Criciúma, com141, e em terceiro a Corville, com 96. O destaque dessa primeira foi Lucas de Almeida Rosa, na prova dos 300 metros com barreiras. Ele se tornou o novo recordista da prova com a marca de 39s30. A segunda etapa está prevista para de outubro, com sede a ser determinada.
A delegação do sub-16 da Corville em Timbó
Avojoi no pódio nacional
A Associação Vôlei de Joinville (Avojoi) contribuiu para a equipe masculina catarinense da categoria sub-20 estar no pódio do Brasileiro da Divisão Especial. A participação da equipe joinvilense foi através do técnico Alberto Rodrigues Holanda e dos atletas Kevyn Souza e Gabriel Yan. O voleibol de Joinville tem uma trajetória de muitos anos de trabalho e de muitas revelações.
Futebol o ano inteiro no Vila Nova
O bairro joinvilense com atrações durante todo o ano é, sem dúvida, o Vila Nova. Na zona oeste da cidade não se passa um final de semana em que a bola esteja em campo. A sexta edição da Copa Vila Nova, com 12 times, foi recém concluída. E as chuteiras não ficaram muito tempo fora de ação. Neste final de semana será disputa a terceira rodada da fase de classificação da segunda edição da Taça Agricultores do Vila Nova.
A primeira edição foi disputada nos últimos três meses do ano passado. Já em janeiro a bola já estava em campo outra vez com a 6ª Copa, com a 2ª Taça Agricultores sendo iniciada no último dia 15 de maio, com 10 participantes. A Liga Joinvilense de Futebol está cuidando da organização do evento, preparando a tabela dos jogos e todos os detalhes do regulamento.
Antes dos jogos deste final de semana, o Tigres lidera o grupo A, com seis pontos ganhos, seguido pelo Águas Vermelhas e Bom D´Copo, cada um com três pontos, enquanto União Estrada Blumenau e El Bosque ainda não pontuaram. No grupo B, Barcelona da Terra e o Avaí são os líderes, cada um com seis pontos ganhos, com Falcões, Sem Migue e Revolucionário Anaburgo ainda sem pontuar.
Kommentit