top of page
Foto do escritorRDB

Letrinhas do RDB com Roberto Dias Borba



Campanha e conquista para fazer história


Quem chegou agora e não conhece a história esportiva de Joinville pode considerar essa como a mais importante vitória de todos os tempos. Um vice, mas com gosto de um título mundial. É isso que o sub-21 do JEC Futsal escreveu nas últimas duas semanas, inicialmente com a fase nacional, culminando com a etapa mundial. Os 3 a 2 frente ao espanhol Barcelona representou uma conquista por conseguir diminuir um placar que já tinha o adversário com três gols de vantagem.


Em Dourados, valendo pela fase nacional, foram 35 gols a favor e 17 contra. Já no Paraná, 34 gols a favor e 11 contra. Um troféu de campeão e outro de vice, além do troféu de artilheiro das duas competições. Fabinho na primeira e Igor Costa na segunda. Muito mais do que o troféu de segundo colocado, o vice-campeonato mundial terá ressonância para as próximas gerações e poderá dar impulso para o fortalecimento do trabalho de base que o tricolor realiza nas quadras do futebol de salão.



JEC Futsal com o troféu de vice-campeão conquistado em Paranaguá

foto: divulgação/JEC Futsal


Time de chegada


As primeiras rodadas da Copa Interligas Vale e Norte não foram as mais animadoras para o futebol de Joinville. O que não se pode é querer antecipar os fatos. É preciso dar tempo ao tempo. Por isso que no frigir dos ovos que o representante do Norte, o Grêmio Esportivo Pirabeiraba, conseguiu o expressivo vice-campeonato e a vaga para a fase estadual do futebol não profissional.


Os dois jogos contra o time de Itajaí foram com o mesmo placar de 1 a 1. No confronto da volta, na cidade litorânea, levou a decisão para os pênaltis, onde o time joinvilense perdeu nos pênaltis por 5 a 4. O resultado mostrou mais uma vez que o time do técnico Da Silva é de chegada. Nas finais da Primeirona do ano passado o time do peixe também era considerado fora de combate e deu a volta por cima. É por isso que o Pirabeiraba merece todo respeito quando entra em campo.




Troféu e cheque: premiação ao vice Pirabeiraba

foto: divulgação/FCF


Citadino de tiro seta acerta a pontaria


A terceira etapa do citadino de tiro ao alvo seta, disputado na semana passada, na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), nos estandes do Operário, na rua Benjamin Constant, mostrou mais uma vez a competitividade em torno da modalidade. As equipes não terão muito tempo de folga e a quarta etapa já ocorre uma semana depois, desta vez no Piraí, com o desdobramento ocorrendo na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20).


A melhor pontaria do feminino ouro foi da equipe da Döhler, somando 361,2, com o Rio da Prata na segunda colocação, com 355,6. O Cruzeiro teve o melhor desempenho no masculino ouro, com 608,8, e a Döhler em segundo, com 606,2. No feminino prata a equipe Dona Francisca ficou em primeiro, com 358,0, e o Operário em segundo, com 350,6. No masculino prata obteve o primeiro lugar a equipe Dona Francisca, com 605,2, e o Alvorada na segunda colocação, com 600,7.




Apuração dos alvos e fiscais de porta do estande (à frente), com atiradores competindo

foto: divulgação/AJTA


Somando os pontos em quatro categorias


A pontuação de todas as equipes participantes da terceira etapa do citadino de tiro seta, no Operário


Feminino ouro


1º Döhler 361,2


2º Rio da Prata 355,6


3º Piraí 354,9


4º Cruzeiro 353,1


Masculino ouro


1º Cruzeiro 608,8


1º Döhler 606,2


3º Esmeralda 605,3


4º Piraí 596,9


5º Rio da Prata 593,9


6º Ipiranga 591,3


Feminino prata


1º Dona Francisca 358,0


2º Operário 350,6


3º Ipiranga 344,1


4º Estrela 339,4


5º Alvorada 338,9


6º Lírica 325,4


Masculino prata


1º Dona Francisca 605,2


2º Alvorada 600,7


3º Operário 588,2


4º Estrela 583,5


5º Lírica 572,8


Quarta etapa nos estandes do Piraí


As equipes voltam a competir nesta semana. Na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20) a pontaria ocorre nos estandes da Sociedade Piraí, na região do bairro Vila Nova. Os atiradores terão bastante tempo para conseguir a melhor pontuação. É que cada equipe pode entrar no estante às 19h30 e pode ficar até à meia noite. No mês de junho ocorrem outras duas etapas: no Esmeralda nos dias 2 e 3, enquanto na Sociedade Dona Francisca será nos dias 22, 23 e 24. A organização é da AJTA (Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo).


Bola em jogo nos certames da LJF


A partir deste final de semana, a bola entra em jogo nos campeonatos adultos da Liga Joinvilense de Futebol. A estreia será com a Terceirona onde estarão envolvidos o recorde de 14 participantes. A “porta de entrada” dos certames da LJF não terá nenhuma volta ou retorno dos tradicionais clubes que se afastaram dos eventos oficiais, apenas a estreia de um clube com história na cidade – o 31 de Julho, anteriormente denominado de Clube dos Subtenentes e Sargentos, que chega com uma novidade, que é o único com campo próprio entre os novatos.


Terceirona representa evolução para os novatos


Esta será mais uma edição da Terceirona com a inclusão de muitos times que surgiram no Copão Kurt Meinert. Sair da fase varzeana é o desejo de muitas agremiações dos bairros da cidade. Chegar à condição de filiado à LJF pode ser a evolução que todos desejam. Panágua, que foi criado neste ano e nunca disputou nenhum campeonato, Paraíso, Pará e o próprio 31 de Julho são exemplos que servem para reforçar a Terceirona da Liga Joinvilense de Futebol.


Os 14 times realizam turno classificatório até 14 de agosto e os oito primeiros passam para as quartas de final (jogos só de ida), com os quatro melhores chegando às semifinais e daí os dois primeiros fazendo a série decisiva. Na primeira rodada, quatro jogos do dia 22 próximo ocorrem pela manhã, a partir das 10 horas: Amigos da Vila c Panágua (na Vila Paranaense), Insanos x Paraíso (no Estádio Aroldo Papagaio), Marítimo x Atlético Fagundes (no Estádio Osvaldo Cercal) e Real Raia x Pará (no Estádio Eduardo Lickfet). À tarde, às 15h15, ocorrem outros três confrontos: Tricolor x Real Imperador (também no Estádio Eduardo Lickfet), 31 de Julho x Atlântico (na avenida Santos Dumont – sede campestre do 31 de Julho) e União do Porto x Atlético Pirabeiraba (no Estádio Marco Tebaldi).


Clubes de cidades vizinhas na LJF


A Terceirona de 2022 marca também a chegada de uma grande quantidade de times de cidades da região metropolitana de Joinville. Araquari, com três representantes, e Balneário Barra do Sul buscam no certame da LJF a oportunidade de mostrar seu potencial. Os araquarienses na Terceirona são o Atlético Fagundes, Tricolor e real Raia. E o Barrasulense é o Atlântico, que participou da primeira fase da Copa Interligas Vale e Norte, sofrendo quatro derrotas nas quatro partidas que participou.



A bolinha que coloca Joinville no globo do tênis


Pedro Boscardin Dias, atleta da RS Tennis, de Joinville, chegou no Chile na condição de 452º do mundo. Ao conquistar o vice-campeonato no torneio challenger de Coquimbo subiu no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com a recente conquista, o joinvilense saltou 106 posições e é o atual 346 do mundo e o oitavo melhor tenista profissional do país.


Com a recente conquista, o joinvilense saltou 106 posições e é o atual 346 do mundo e o oitavo melhor tenista profissional do país. Em duas semanas, Boscardin subiu 180 posições após bons resultados nas quadras pelo mundo. Na decisão do fim de semana, o tenista foi superado pelo argentino Facundo Diaz Acosta, de 21 anos, por 7/5 7/6 (7/4) após quase duas horas de partida.


Seu melhor resultado anterior em um evento challenger foi na semana passada quando fez quartas de final em Salvador. Na carreira profissional, Boscardin soma dois títulos de nível ITF future em Rio do Sul (SC) ano passado (premiação de US$ 25 mil) e Naples, nos EUA, (premiação de US$ 15 mil).

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page