top of page
Foto do escritorRDB

Letrinhas do RDB

Roberto Dias Borba faz um Raio X da Primeirona


O Moleque com seu senhor treinador


Tem quem está devendo nesta fase de quadrangulares da Primeirona. E tem quem está mostrando competência e uma sequência de vitórias. O Juventus aproveitou as falhas e as chances deixadas pelo adversário na rodada da semana passado, ao sapecar 6 a 1 no América, desta vez anotou a metade dos gols da primeira rodada e conseguiu a segunda vitória, aplicando 3 a 1 na ACM/Estacaville, no Estádio Adelírio da Silva, o campo da Veterana, no Gaxanduva.


As duas vitórias colocam o time juventino na frente no grupo B, podendo consolidar-se na frente no próximo sábado, dia 9, quando recebe o Paraíba, no Estádio H. de Brito. Os resultados não são feitos passageiros. O comando de Jeferson Teco Fernandes, junto com uma base mantida nos últimos anos, é de um treinador que tem a identidade do nosso futebol amador.


Teco foi um atacante ousado nos lances agudos na área adversária e com dribles insinuantes. O treinador, que já tem levado muitos de seus times a finais de todas as séries promovidas pela LJF, sabe montar elencos como poucos. Os atalhos dentro de campo e agora nos bastidores servem para identificar seu trabalho. O Juventus, vice na última edição da Primeirona, em 2019, ainda precisa correr muito e já tem um pé na frente dos outros concorrentes.

Técnico Teco Fernandes está acostumado a estar nas decisões do futebol de Joinville

Foto: Roberto Dias Borba



Tudo embolado


O grupo A dos quadrangulares da Primeirona, depois de duas rodadas, insiste em manter a igualdade entre os quatro concorrentes. Nem mesmo o Pirabeiraba, com a melhor campanha da inicial, teve forças para vencer em seu reduto, o Estádio Oscar Castela. O Morro do Amaral aproveitou que o time do peixe desperdiçou um pênalti para sair na frente e só deixou escapar a vitória no segundo tempo.


Os dois jogos deste domingo, 3 de outubro, deste grupo foram de empates. E que deixam os quatro times, cada um, com dois pontos ganhos. Restam ainda quatro rodadas e até lá deve ocorrer a definição dos dois classificados para as semifinais. Alguma mudança já pode ser observada nos confrontos da próxima semana, quando atuam Aviação x Pirabeiraba e Tamandaré x Morro do Amaral. Já está na hora de alguém acertar as redes adversárias.



Prazer, sou o técnico Nego


O América precisou recorrer a tradicional troca de treinador para conseguir a recuperação na Primeirona. O técnico Dinho Cordeiro começou o campeonato somando quatro vitórias e dois empates. O que pesou para ocorrer a troca foi pela falta de vitórias nas últimas seis partidas – quatro derrotas e dois empates. Foi aí que o Galo precisou buscar a experiência de Joaquim Fernandes Lima Júnior, o Nego, que iniciou a Série B catarinense pelo Fluminense do Itaum.


O novo treinador chegou no dia do jogo, no sábado, dia 2, e só teve tempo para se apresentar e mudar o posicionamento do time. No final dos 90 minutos, o América conseguiu a recuperação ao vencer o Paraíba por 2 a 0. O turno desta fase encerra na próxima semana, quando o Rubro vai ao Gaxanduva para enfrentar a ACM/Estacaville.



Três encaminhados


A rodada deste final de semana da Segundona confirmou que Serbi, com 35 pontos, Sercos, com 31, confirmaram duas das quatro vagas para as semifinais. O Caxias, com 28, tem praticamente encaminhada a terceira vaga. A disputa da quarta vaga, ocupada pelo Estrela da Praia, com 19 pontos, tem ainda concorrendo o Aventureiro (18), União do Oeste (16) e Atlanta (13). O União Timbé (10) está na gangorra para não cair, mas os rebaixados por enquanto seriam Insanos e Fluminense, cada um com apenas sete pontos. No site da Liga (ljf.com.br) estão todos os resultados.



Derrota com triplo prejuízo


Já disse e repetido, é muito cômodo desistir das competições da Fesporte. O que os dirigentes da Sesporte, com a conivência do prefeito, precisam entender que o prejuízo será triplo. Os cofres públicos, abastecidos com os impostos pagos pelo cidadãos joinvilenses, será assaltado assim que passar este porre de falta de competência dos dirigentes. Para voltar aos eventos estaduais, seja na Olesc e também nos Joguinhos, a maioria das equipes de Joinville precisarão disputar as difíceis fases classificatórias, formadas por micorregionais e regionais. Somente após isso que voltarão para a etapa estadual. Essa desistência é coisa de irresponsável.



Denúncia no Ministério Público


“A Prefeitura de Joinville deveria ser denunciada no Ministério Público Federal. Motivo: desprezo pela juventude. Os pais deveriam processar a Secretaria de Esportes por desrespeitar os sonhos das crianças e adolescentes em conquistar a cidadania através do esporte. O esporte para crianças e adolescentes liberta, transforma, oportuniza e promove a inclusão social e conquista da cidadania.” O professor Sérgio Barreto faz este desabafo com toda propriedade. Atual presidente da Adej, ele teve intensa atividade no atletismo joinvilense e não se conforma com a desistência de Joinville em participar dos eventos da Fesporte.



Resposta por via política


Nem o prefeito e, muito menos, o secretário de Esportes emitiram nota explicando para a população a desistência da Olesc e dos Joguinhos. Foi através do partido que administra Joinville é que veio uma explicação de quem acredita que o esporte, em meio a uma pandemia, não pode se ajeitar diante desta situação lamentável. Que jeito novo de administrar um município. Daqui para frente deveremos ter jogos exclusivos para quem pensa assim. Todos os outros municípios estariam fazendo a maneira erra ao priorizar seus jovens? Vamos plantar flores e cuidar da perfumaria.



Desmotivando os professores


Mais um capítulo desta impensada atitude de desistir de participar de eventos estaduais é a desmotivação causada nos treinadores. Trabalhar e não ter a presença nas competições é decepcionante. As publicações nas redes sociais receberam algumas opiniões de treinadores de diferentes modalidades. Até a próxima temporada, os gestores da Sesporte terão uma tarefa nada fácil de conseguir ter novamente a confiança de seus subordinados.


328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page