top of page
Foto do escritorRDB

Primeirona em destaque com RDB

Letrinhas do RDB - por Roberto Dias Borba


Atitude e muitos gols


O prognóstico que lancei logo após o término da primeira fase indicava que os times de melhor campanha poderiam ser apontados como favoritos para os quadrangulares. E se tivesse alguém disposto a mudar essa escrita deveria ter, ao menos, atitude para buscar os resultados. O Juventus, sétimo da fase de classificação, entrou no grupo B dos quadrangulares para mostrar esta vontade e nem precisou fazer muita força ao enfrentar o América, na tarde deste domingo, 26 de setembro, no Estádio H. de Brito, e aplicar uma sonora e histórica goleada de 6 a 1.


O técnico Teco Fernandes adiantou a marcação, sufocou o América em sua defesa e conseguiu marcar os gols até com certa facilidade e normalidade. O experiente goleiro André falhou em pelo menos dois lances que resultaram em gols dos juventinos. As falhas foram coletivas e a defesa rubra, junto com os volantes, estavam apenas ocupando espaço, mas não tiveram reação alguma diante dos toques dos atacantes adversários. O América não esboçou nenhuma reação em momento algum do jogo.


Na próxima rodada, no sábado, 2 de outubro, o América recebe o Paraíba. E o Juventus encara a ACM/Estacaville, ainda sem local definido.


Felipi Coxinha marcou três dos seis gols do Juventus na goleada sobre o América

Foto: Roberto Dias Borba

Três gols com habilidade


Felipi Coxinha foi o nome do jogo na goleada do Juventus sobre o América. Revelado na base do JEC, o meia mostrou que seu estilo é incomparável. Não precisou correr e dar trombadas. Bastou estar no lugar certo e distribuir seu repertório de toques e marcar três dos seis gols do Moleque Travesso. Saiu com pouco mais de 20 minutos do segundo tempo, mas foi o suficiente para mostrar suas qualidades. O campo de dimensões reduzidas não pode ser apontado como desculpa para a derrota do Galo. O time rubro simplesmente desprezou a bola e seu meio de campo não teve quem arrumasse a casa.


Gol de goleiro


Os três gols marcados pelo Juventus até os 30 minutos do primeiro tempo já indicavam que era um placar acima do normal para um confronto de Primeirona. A um minuto para completar a primeira fase, quando o Juventus mantinha a forma ofensiva, o goleiro Eder teve espaço para sair de sua meta e passar da linha divisória de campo. E dali desferiu um chute até certo ponto despretensioso em direção da trave de André. A bola chegou nas redes do Galo. Goleiro geralmente anota gols de falta e, em campos mais curtos, em tiros de meta. Esta foi inédita.


O rei do empate


Na fase inicial foram seis e no início do quadrangular, pelo grupo A, o Aviação não poderia deixar de entrar na nova etapa com mais um empate. Desta vez foi fora de casa, com o 0 x 0 frente ao Morro do Amaral. No jogo deste domingo, a igualdade no placar até pode ser considerada como providencial, diante do futebol de baixa qualidade dos dois times. O próximo adversário dos azulados do Cubatão será contra o Tamandaré, no Estádio Teté. O Morro do Amaral vai ao distrito para enfrentar o Pirabeiraba.


Passando o Pires


Os últimos anos fizeram os atletas de Joinville sair às ruas para buscar ajuda comunitária para atingir os objetivos de participar de eventos fora dos nossos limites. As equipes pré-infantil e infantil de ginástica rítmica estão implorando apoio para competir no campeonato brasileiro previsto para o período de 4 a 7 de novembro, em Porto Alegre. São 11 atletas das duas categorias que pedem ajuda para representar a cidade e esperam por doações em contribuição on-line (o ID da campanha é 2392554). O total da despesa é de 25 mil reais. Desde que lançaram a campanha, as atletas conseguiram 11% do total.


Barca Tricolor


O ano não foi dos mais promissores pelos lados do Caldeirão do Itaum. O time amador, que disputa a Segundona da LJF, deve seguir o mesmo destino dos profissionais rebaixados na Série B do Catarinense. No certame estadual, o fiasco estava anunciado desde 2020, quando conseguiu se manter por mais uma temporada na segunda divisão. O primeiro resultado da queda foi publicado no boletim diário da CBF. De uma só vez foram rescindidos os contratos de seis jogadores. E um deles – Gabriel de Almeida Sales – está sendo aproveitado pelo JEC.


Três Vagas Encaminhadas


A Segundona 2021 da LJF tem mais seis rodadas para completar a fase de classificação e apontar os quatro times que irão para as semifinais. Depois dos jogos deste domingo, 26 de setembro, a Serbi consolida a liderança, agora com 32 pontos, a Sercos, mesmo empatando em casa, segue firme na vice-liderança, com 28 pontos. E o Caxias, com mais uma vitória, tem o terceiro lugar inabalável, passando a 25 pontos.

A quarta vaga é dividida pelo União do Oeste e Estrela da Praia, ambos com 16 pontos, mas seguidos de perto pelo Aventureiro, com 15, e o Atlanta, com 13. Timbé, 10, tem menos chances. Enquanto na zona da degola, Insanos e Fluminense têm, cada um, apenas sete pontos.


Whatsapp de Araque


A Liga Joinvilense de Futebol disponibilizou um grupo de whatsapp envolvendo dirigentes e a imprensa para agilizar a divulgação do futebol amador da região. Esta agilidade incluía os resultados dos jogos das diferentes divisões e categorias. Neste domingo, 26 de dezembro, foi uma temeridade para se conseguir os detalhes das competições. Alguns dos membros do grupo aproveitam para enviar saudação de bom dia logo às 6 da manhã, falam sobre a venda de bolsas personalizadas de massagem, se vai chover ou dar sol, mas os resultados dos campeonatos podem esperar. Acorda, gente do futebol

258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page