top of page
Foto do escritorRedação

Influencer Renato Cariani é alvo de operação da PF


Influenciador fitness, que tem 7 milhões de seguidores, foi alvo de busca e apreensão

reprodução internet


Influenciador fitness Renato Cariani se pronuncia após operação da PF investigar desvio de produtos químicos

O influenciador fitness Renato Cariani utilizou suas redes sociais para se manifestar após ser alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal nesta terça-feira (12/12). A investigação, denominada Operação Hinsberg, está apurando desvios de produtos químicos para a produção de drogas, como crack.


Em seu pronunciamento, Cariani expressou surpresa com a ação da PF, revelando que diversas empresas, além da que ele é sócio, estão sob investigação. Ele destacou que ainda não teve acesso ao teor das acusações, mas afirmou que seus advogados tomarão as medidas necessárias para compreender o caso.


"A empresa sob investigação foi fundada por pessoas em 1981. Possui mais de 40 anos de história, sendo administrada por minha sócia, uma pessoa de 71 anos que ainda gerencia o negócio. É uma empresa com sede própria, devidamente licenciada e certificada nacional e internacionalmente, operando dentro das regulamentações", esclareceu.

O influenciador enfatizou que tanto ele quanto seu sócio foram pegos de surpresa pela investigação e agradeceu o apoio dos seguidores. "Assim que tiver acesso ao processo, compartilharei com vocês o que de fato aconteceu, pois por enquanto não tenho acesso", ressaltou.


A Operação Hinsberg, conduzida pela Polícia Federal, mobilizou mais de 70 agentes e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A investigação conta com a colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.

Segundo informações da PF, o esquema envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para venda de produtos químicos em São Paulo. Essas empresas utilizavam "laranjas" para realizar os depósitos do dinheiro, simulando a participação de funcionários de grandes multinacionais, que acabavam sendo vítimas nesse processo.


O nome da operação, Hinsberg, faz alusão ao químico Oscar Hinsberg, que identificou a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina.





125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page