LETRINHAS DO RDB com Roberto Dias Borba
Na Primeirona onde o time que mais gastou está rebaixado é melhor esperar o desfecho da jogada ao invés de cair na pegadinha da aposta. É assim que iniciam neste domingo, dia 14, as semifinais de um dos campeonatos mais equilibrados dos últimos tempos. ACM/Estacaville x Morro do Amaral, na Colina, e Pirabeiraba x Juventus, no distrito, ambos a partir das 15h15, são os confrontos de onde sairão os dois finalistas.
No final da primeira fase, quando o Pirabeiraba estava acima da média, muitos não conseguiram entender o que escrevi na ocasião. Apenas estava prevendo que o time do peixinho brilhante poderia ir longe mantendo o ritmo da fase inicial. E foi totalmente diferente, conseguindo entrar apenas pela segunda vaga num desempate com o Tamandaré.
Encerrados os quadrangulares, sugeri que nas próximas edições o critério seja alterado, suprimindo as desgastantes semifinais. A minha sugestão é de que os quadrangulares podem apontar de forma direta os finalistas. Sendo assim, os melhores dos quadrangulares deste ano foram Morro do Amaral e Juventus, mas que ainda precisam passar pelo teste de fogo das semifinais, onde ACM/Estacaville e Pirabeiraba nunca podem ser apontados como não favoritos. A bola ainda é seletiva. Apenas quem tem futebol é que vai se garantir nas finais.
Juventus melhorou seu desempenho nos quadrangulares
Colina como testemunha
O Tamandaré, com um pênalti e muitas chances desperdiçadas, poderia estar nestas semifinais, mas foi o Morro do Amaral o vencedor e, assim, passando a vaga ao Pirabeiraba. Mesmo assim, a Colina, casa do Tamandaré, estará recebendo um dos jogos desta importante etapa da Primeirona, com a ACM/Estacaville utilizando do estádio para receber justamente o Morro do Amaral. Os jogos da volta, na semana que vem, estarão distribuídos no sábado, dia 20, com Juventus x Pirabeiraba mo Estádio H. de Britto, e no domingo, dia 21, com Morro do Amaral x ACM/Estacaville, na avenida Kurt Meinert.
Última rodada e quatro cadeiras
Dois dos cinco jogos da 18ª e última rodada da Segundona serão uma prévia das semifinais. A primeira definição nestes confrontos será a colocação final da fase de classificação, que tem no momento Serbi em primeiro, Sercos o segundo, Caxias o terceiro e União do Oeste na quarta colocação.
Os dois melhores colocados serão visitantes e que poderão alterar as colocações dos mandatários. Trata-se de uma matemática que ficou para ser calculada na rodada de encerramento desta etapa. Os jogos decisivos serão Caxias x Sercos, no Ernestão, e União do Oeste x Serbi, na Arena Palmeiras. Estes também poderão ser os dois confrontos das semifinais. É para ser conferido depois.
Igualdade sem exageros
Confrontos de semifinais também chegam na Terceirona. É uma nova disputa, onde os concorrentes se igualam e os mandatários dos jogos de voltam são teoricamente os favoritos. Nem tanto e nem tão pouco. Na Vila Paranaense, na manhã deste domingo, às 10 horas, o Amigos da Vila, quarto colocado da primeira fase, recebe o Adhemar Garcia, líder disparado, com quase o dobro de pontos conquistados pelo seu adversário. À tarde, no Estádio Dagoberto Campos, no bairro Vila Nova, o Atlético Pirabeiraba (3º) recebe o Nego Buja (2º), onde a diferença na primeira fase foi de apenas dois pontos.
Bronze em dose dupla
A temporada do basquete feminino catarinense está concluída em duas categorias. Em ambas o JEC/Ginástico subiu ao pódio para receber a medalha de bronze. Os dois terceiros lugares foram conquistados pelas atletas joinvilenses nas categorias adulto, onde teve também a atleta de destaque – Paloma Pereira, e no sub-17. O título do adulto ficou com Blumenau pela quinta temporada seguida, e a Adiee/Avaí sendo vice. No sub-17, campeã foi a equipe de Jaraguá do Sul e vice o Mampituba.
O sub-17 do JEC/Ginástico com a medalha de terceiro lugar
Espaço do lazer e do esporte
Os últimos dois prefeitos de Joinville tiveram as benesses do financiamento do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata), colocando em prática o que o governo Marco Tebaldi havia iniciado através de parques distribuídos em diferentes regiões da cidade. E agora com Adriano Silva também dará sequência em seu governo através de financiamentos para de outras obras.
Nem tudo o que estava previsto no governo de Tebaldi foi colocado em prática. Um destes parques que não saiu do papel, e que mereceria ser colocado em prática, estava previsto para a região dos bairros Fátima e Adhemar Garcia, dando destaque para a Lagoa Kaesemodel, local a antiga cerâmica extraía argila. O projeto, igual aos outros – como o Parque da Cidade, no bairro Guanabara, seria um amplo espaço para o lazer dos joinvilenses. E o que mais lamento por não ser nem iniciado foi que ali estava previsto um campo de futebol, com três degraus de arquibancada, e uma infraestrutura para receber jogos recreativos e até de competições oficiais da Liga Joinvilense de Futebol. Quem sabe o prefeito Adriano Silva e sua equipe possa dar este presente para os times amadores de futebol, quase todos sem um endereço.
Commentaires