top of page
Foto do escritorRDB

Futebol amador ganha aliados e propostas

Roberto Dias Borba


foto: CVJ


A audiência pública da última terça-feira (5), na Câmara de Vereadores, serviu para expor à opinião pública o drama que se arrasta há mais de uma década sobre a ocupação por clubes do futebol amador em torno do aeroporto de Joinville. Operário e Santos Dumont já foram aniquilados, com seus patrimônios destruídos sem que os mandantes desta barbaridade tenham projetos para dar ocupação nestas áreas.


Outros 94 mil metros quadrados estão com o mesmo destino. E para isso o vereador Willian Tonezi convocou uma audiência pública para dar voz ao Aviação, Minerasil e Teco-Teco, que precisam se manter aonde estão ou ter uma relocação e indenização do patrimônio que construíram ao longo dos anos. O Aviação, por sinal, está nesta região quando foi dado início das obras do aeroporto, em 1951. O problema aumentou depois que a Prefeitura, na gestão de Carlito Mers, transferiu a posse da área para a União.


As vozes dos vereadores Nado, Cassiano Ucker e Willian Tonezi estão dando eco para o futebol amador não deixar impune que fatos iguais a este continuem existindo. Um reforço para isso ser concretizado vem com a posse do novo secretário de Esportes, Douglas Korbes Steffen. Presente no esporte como atleta amador, Steffen diz estar atento aos fatos recentes, principalmente por praticar futebol no campo do Aviação, além de estar envolvido com outros esportes, como é o judô.


Steffen, gaúcho de nascimento e “joinvilense” desde os 3 anos de idade, quando chegou na cidade com os pais, garante que a Lei Geral do Esporte, que está em elaboração, deverá preservar e dar melhor encaminhamento para a prática esportiva. O novo secretário de Esportes de Joinville também deverá em breve expor um projeto em que a entidade estará trazendo a conhecimento da comunidade um centro esportivo em que estarão reunidos diferentes modalidades, “quem sabe até o atletismo”, arrisca.


Douglas Korbes Steffen é o terceiro ocupante da Sesporte na atual gestão municipal, e o primeiro que aparece em público para trazer uma opinião e, ainda mais, trazer sugestões para resolver problemas, como é o caso de Aviação, Minerasil e Teco-Teco.


Pelo embasamento jurídico, não há como a situação ter volta. O caso, na esfera jurídica, estaria definida e apenas aguardando “pelo despejo dos invasores”. Paralelamente, Steffen fez contato com a CCR Aeroportos para contornar o mais grave e levar o desfechado para adiante, com um prazo de um ano para os clubes terem a alternativa de passar para outro espaço, mas com a devida indenização pelas benfeitorias feitas em tantos anos que estão por ali.


O vereador Tonezi ficou decepcionado pela ausência de representante da CCR Aeroportos na audiência pública. Ele vai aguardar até a próxima quinta-feira (14) para ter uma resposta e o posicionamento da empresa que tem os direitos legais para administrar o aeroporto.


O que valeu desta audiência pública:


A revogação por parte da Câmara de Vereadores de Joinville da transferência desta área para a União, que é uma proposta do vereador Nado.


Transferir por mais um ano qualquer medida de retirada do clubes e dar uma indenização para as agremiações instalar sua estrutura em outro local. Proposta do secretário de esportes, Douglas Steffen.


Identificar locais-áreas apropriadas para transferir a estrutura dos clubes. Proposta do Setor de Patrimônio da Prefeitura.

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page