Tome Nota com Enio Alexandre
Diego Machado deve seguir como presidente da Câmara de Vereadores de Joinville
Encerrado o período eleitoral, a Câmara de Vereadores de Joinville já se movimenta para definir sua nova presidência e composição das comissões. Embora o número de votos não determine automaticamente o próximo presidente, o apoio popular pesa nas negociações. Assim, os vereadores mais votados, Wilian Tonezi (PL) e Diego Machado (PSD), têm destaque natural. No entanto, enquanto Tonezi, crítico assíduo do governo Adriano Silva, deve ficar fora da disputa, Machado, aliado próximo do prefeito, desponta como favorito ao cargo.
A possibilidade de um nome do partido Novo, mesmo do próprio prefeito Adriano Silva, presidir a Câmara parece remota. A vice-prefeita Rejane Gambin manteve-se no cargo, o que limita o espaço para rearranjos entre partidos aliados. Fontes internas tanto da Câmara quanto da prefeitura revelam um cenário de estabilidade. Com boas relações com a maioria dos vereadores e satisfeito com o desempenho de Machado, o prefeito não teria planos de articular para promover mudanças no status atual.
Com perspectiva de concorrer a novos cargos, Adriano Silva para o Senado ou governo estadual, e Diego Machado à Assembleia Legislativa, ambos encaram os próximos dois anos como preparação para desafios maiores. Na política, assim como no futebol, “time que está ganhando não se mexe”. Contudo, é sempre bom lembrar que, em política, o que é certo hoje pode virar especulação amanhã.
Comments