top of page
Foto do escritorRedação

Dia Nacional do Ciclista


Divulgação


Hoje, 19 de agosto, é Dia Nacional do Ciclista. A data reservada às pessoas que escolheram a bicicleta como meio de transporte ou adeptos do esporte é uma homenagem a Pedro Davison, ciclista morto após ser atropelado, em Brasília, há exatos 15 anos. Pedro tinha 25 anos quando foi atropelado por um carro que estava acima da velocidade permitida num local onde a circulação de automóveis era proibida. Após a morte de Davison, seus pais, Pérsio e Maria Elizabeth, buscaram justiça por meio da conscientização dos motoristas, com o objetivo de evitar novas tragédias no trânsito. Para isso, juntaram-se à ONG Rodas da Paz, criada em 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal.

Reconhecimento

A iniciativa surtiu efeito e em novembro de 2017, quando a data de de 19 de agosto foi oficialmente reconhecida por meio da Lei 13.508/2017, sancionada e publicada no Diário Oficial da União. O texto tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Senado. O projeto de lei, de iniciativa do deputado Lúcio Vale do Paraná

Respeito

Nesse Dia Nacional do Ciclista, é preciso ressaltar a importância do respeito no trânsito como forma de melhorá-lo e torná-lo mais convidativo àqueles que enxerguem a bicicleta como opção. A primeira - e talvez mais importante - prática no trânsito é sempre cuidar do mais fraco. O pedestre sempre precisa ter prioridade diante da bicicleta. Por isso, ciclistas, nunca devem utilzar as calçadas e precisam respeitar os semáforos. Nas ciclovias, a velocidade máxima é de 20 km/h.

Motivos para pedalar

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Diferentemente de outras atividades, como a corrida, no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

Então se você tem alguma restrição física para atividades como correr, jogar tênis ou futebol, já sabe que a solução é investir na bicicleta. Andar de bicicleta é divertido e ainda contribui para melhorar a sua coordenação motora. Como a atividade envolve todo o corpo (braços, pernas, mãos), ainda faz com que você fique com reflexos mais rápidos.

Museu em Joinville

Joinville sedia o único museu da bicicleta da América Latina. É o MuBi, que fica na Estação da Memória. São cerca de 16 mil itens, entre bicicletas e acessórios. Há bicicletas antigas, equipamentos e até pequenos souvenires. Depois de mais de um ano fechado por conta da pandemia o museu reabriu. O Memorial da Bicicleta integra o complexo da antiga Estação Ferroviária de Joinville, onde também está localizada a Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro, bairro Anita Garibaldi.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page