Letrinhas do RDB com Roberto Dias Borba
Final de Primeirona em jogo único pode terminar empatada. E aí a vantagem cabe ao Pirabeiraba por ter a melhor campanha em relação a ACM/Estacaville. É por isso que cabe ao estreante em decisões a difícil tarefa de jogar unicamente pela vitória. Este é o clima que podemos observar antes da bola rolar na Arena Joinville na tarde deste sábado, a partir das 15 horas.
No confronto da fase classificatória, pela terceira rodada, o Pirabeiraba venceu em seu reduto por 2 a 1, após abrir uma vantagem de dois gols. Este jogo praticamente não pode ser contabilizado em função que a ACM conseguiu se fortalecer na sequência do certame, com o Pirabeiraba saindo da primeira fase com a absoluta certeza que estava bem acima da média.
As certezas do time do distrito passaram a ser incertezas nos quadrangular. Já o verde e branco colocou em prática a experiência de seus principais jogadores para estar pela primeira vez na decisão da elite joinvilense. Então, em se tratando de uma partida decisiva, é preciso saber aproveitar a vantagem, mas sem desprezar a coragem do adversário que estará jogando unicamente para vencer.
Pirabeiraba (camisa branca) tem a melhor campanha entre os dois finalistas
foto: reprodução YouTube
Arbitragem genuinamente joinvilense
Até pouco tempo, decisão da Primeirona representava que a arbitragem seria “importada”. A explicação era simples e fácil de ser assimilada. É que o pessoal da casa não tinha a experiência suficiente para comandar um espetáculo desta envergadura. A situação mudou por completo nos últimos anos. O quadro de árbitros da LJF reúne um punhado de pessoas competentes e com a experiência adquirida na atuação estadual e também nacional.
Pirabeiraba e ACM/Estacaville poderão pisar no gramado da Arena Joinville com a tranquilidade absoluta com respeito ao quesito apito. O árbitro Cinésio Mendes Junior, que já esteve em decisões iguais a esta na condição de atleta, passou a fazer parte do “time de preto” não apenas por acaso. Ele tem todas as qualidades para dar sustentação para a segurança que o jogo precisa e merece, com a condição de fazer parte do quadro principal da Federação Catarinense de Futebol. Junto estão também os assistentes, quarto árbitro e o delegado.
Árbitro: Cinésio Mendes Júnior
Assistentes: Carlos Alberto Aragão Júnior e Lucas Barboza Daberkow
Quarto árbitro: Antonio Lourival da Luz
Delegado: Sidnei Camilo
Cinésio (centro): árbitro com qualidades e competência
foto: Roberto Dias Borba
Ingresso simbólico na Arena
O público terá acesso liberado na Arena Joinville para a decisão deste sábado da Primeirona entre Pirabeiraba e ACM/Estacaville. A Pró-Rim, patrocinadora da competição da Liga Joinvilense de Futebol, está aproveitando a oportunidade para o torcedor participar da Blitz Pró-Rim, que consiste em acessar ao estádio mediante a colaboração de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para pacientes renais crônicos com situação de vulnerabilidade social atendidos pela Pró-Rim.
Decisão em dois jogos
Está completando 15 anos que a decisão da Primeirona passou a ser na Arena. Em 2006, na conquista da Sercos sobre a Serbi, os lamentáveis incidentes registrados no Costa e Silva levaram a LJF a tomar esta medida por atender as observações da Polícia Militar. No início, os dois finalistas realizavam dois confrontos no estádio municipal e que nas últimas temporadas passou a ser em jogo único, repetindo a fórmula em tempos de pandemia;
Os clubes reclamam deste sistema. E com toda razão. Enquanto nas outras duas séries – Segundona e Terceirona – as finais sempre permaneceram nos domínios dos finalistas e sem nunca ter o registro de problemas. Existem duas opções para a principal série do futebol amador de Joinville não terminar com o desprestígio que ocorre neste ano. A primeira: voltam as finais em dois confrontos nas casas dos finalistas. E a outra: mantém-se a decisão em campo neutra, mas para isso deve ser riscada a Arena deste mapa. A Colina, onde já teve uma decisão, o Olímpico, o Ernestão, desde que não estejam envolvidos nas finais, poderão ser perfeitamente os estádios das próximas decisões.
Os clubes que se mobilizem para isso. E comecem cedo a formular um critério de disputa e também para as finais, mesmo que a Associação de Clubes ficou no esquecimento. A LJF também precisa trazer opções. O futebol amador de Joinville precisa mostrar condições para continuar respirando.
Domingueira do acesso
A Segundona reserva para a tarde deste domingo, dia 28, a definição dos dois finalistas do campeonato e que consequentemente passarão para a Primeirona de 2022. A Serbi, após a goleada imposta na semana passada em pleno Cubatão sobre o União do Oeste, está virtualmente com uma das vagas para a decisão e do acesso. E no bairro Costa e Silva, Sercos e Caxias, que ficaram empatados no Ernestão, têm um duelo mais equilibrado. Com a segunda melhor campanha da fase de classificação, a Sercos tem a vantagem de repetir o empate do primeiro jogo para voltar para a elite do futebol joinvilense. O Gualicho tem uma tarefa bem mais difícil, que é unicamente conseguir a vaga com uma vitória.
Sercos x Caxias - 15h15
Estádio José Paulino Vieira (Costa e Silva)
Árbitro: José Edegar dos Santos Júnior (Cambé-PR)
Assistentes: Diogo Bernadt e Renan Rodrigues Alves
Delegado: Laudir Zermiani Júnior
Serbi x União do Oeste - 15h15
Estádio Guiosseppe Tomelin (Itinga)
Árbitro: Maicon Ramos da Silva (Barra Velha)
Assistentes: Hector Andrew Lisboa Jacques e Hilário José Tremba Júnior
Delegado: Julio Cesar Zermiani
Sabatina na Terceirona
A série de dois jogos das finais da Terceirona começa neste sábado, dia 27, às 15h30, no Jardim Iririú, e terá o encerramento no próximo domingo, dia 5 de dezembro, no bairro Adhemar Garcia. Os dois finalistas já estão garantidos na Segundona de 2022, com o Adhemar Garcia apresentando uma diferença acentuada pela condição técnica por ter sido disparado o melhor time entre os nove participantes da fase de classificação. Nesta decisão, o NB (Nego Buja) terá a oportunidade de chegar perto do troféu de campeão ao atuar em seu reduto e tentar uma diferença unicamente com uma vitória. Até agora, em 18 jogos, o Adhemar Garcia soma 17 vitórias e um empate.
Nego Buja x Adhemar Garcia - 15h30
Estádio João Oligine Amazi - Jardim Iririú
Árbitro: Diego da Costa Cidral
Assistentes: Ademilson Batista Damascena (Garuva) e Washington Vicente de Lima
Delegado: José Luiz de Macedo
Commentaires