top of page
Foto do escritorOpinião

Cristãos X Armas

Atualizado: 16 de out. de 2021

Por Padre Edivaldo Gomes Ferreira

Imagem Ilustrativa


Será que pessoas de bem que se dizem cristãos podem comprar armas de fogo? Bom, muitos pregadores da palavra que defendem o desarmamento usam como argumento a passagem em que Jesus manda Pedro guardar a espada depois de cortar a orelha do soldado que ia prendê-lo, porém, eles esquecem de explicar o porquê de Pedro estar armado, e a resposta é simples: Pedro estava armado porque Jesus mandou.


Basta olhar em Lucas 22,36. “Mas agora, disse-lhes ele, aquele que tem uma bolsa, tome-a; aquele que tem uma mochila, tome-a igualmente; e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma.” Ainda nas sagradas escrituras temos a passagem, que fala sobre a legítima defesa da propriedade: Êxodo 22,2 “Se o ladrão, surpreendido de noite em flagrante delito de arrombamento, for ferido de morte, não haverá homicídio.”


E o que o catecismo da Igreja Católica orienta sobre legítima defesa? No artigo 5º, Parágrafo 2265, diz: “A legítima defesa pode ser não somente um direito, mas até um grave dever para aquele que é responsável pela vida de outrem.” Também no Parágrafo 2264 do mesmo artigo: “O amor para consigo mesmo permanece um princípio fundamental de moralidade. E, portanto, legítimo fazer respeitar o seu próprio direito à vida. Quem defende a sua vida não é réu de homicídio, mesmo que se veja constrangido a desferir sobre o agressor um golpe mortal.”

O cristão deve ser pacífico, e não pacifista. Vale lembrar que o próprio Jesus produziu e usou um chicote para açoitar os mercadores que usaram o templo para fazer comércio.


Para nós católicos existe, inclusive, um santo padroeiro dos atiradores. Trata-se de São Gabriel Possenti, que tem uma história interessante sobre o uso de arma para defesa. Ele teve sua cidade invadida por mercenários, e no momento em que um deles tentava estuprar uma mulher em praça pública, interviu e o desarmou. Percebendo que os outros mercenários avançavam em sua direção, ele atira contra uma lagartixa que estava perto deles. Os mercenários entenderam o recado e abandonaram a cidade. Este feito lhe rendeu o título de Santo pela Igreja Católica.


As opiniões contidas na crônica acima não refletem necessariamente as posições do portal.

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page