A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou dois casos autóctones de dengue de 2022 em Araquari. Caso autóctone é quando a doença é contraída dentro do próprio município. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 5 de maio, e ainda trouxe que o município já contabiliza 398 focos positivos de dengue.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Lucas Brojan, os pacientes são um homem de 39 anos e uma mulher de 42. “Com a confirmação desses dois casos, frisamos mais uma vez que a população tome os devidos cuidados para prevenir o surgimento de criadouros do mosquito da dengue”, conta.
Os sintomas mais comuns da doença são: febre, dor de cabeça, no corpo e nos olhos, e cansaço. O mosquito Aedes Aegypti também transmite outras doenças como a Chikungunya, o Zyka Vírus e a Febre Amarela.
De acordo com Lucas, a Vigilância em Saúde está realizando a aplicação de inseticida em várias regiões do município. A primeira etapa com o uso do veneno foi feita no dia 20 de abril, em dois pontos do bairro Itinga.
Como prevenir a dengue? 5 cuidados que você deve ter:
1. Atente-se aos vasos de plantas
2. Livre-se de objetos que acumulam água
3. Armazene garrafas da forma correta - com a boca para baixo
4. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
5. Higienize recipientes que armazenam água
Comments