top of page
Foto do escritorRDB

Bola em jogo, talvez com sol


Foto Divulgação Expectativa que a rodada não seja prejudicada pela chuva


Uma semana de descanso geral, tendo em vista a chuva que não deu tréguas, os times do futebol amador de Joinville estarão retornando a campo neste final de semana. E a expectativa que o sol esteja acompanhando cada lance e ajude a eliminar as poças de água nos surrados campos da região.

É assim que a Primeirona retoma a disputa visando apontar os dois classificados em cada uma das duas chaves para as semifinais. A rodada começa neste sábado, dia 23, no Estádio Oscar Castela, onde o Pirabeiraba aparece em condição desfavorável, com apenas dois pontos, contra o líder Tamandaré, com cinco. No mesmo grupo A, no domingo, o confronto é idêntico com o outro líder, o Aviação, recebe o Morro do Amaral, no Estádio Teté.

Pelo grupo B, com os dois jogos no domingo, o América recebe o Juventus com o duplo desejo de derrotar o Juventus. Um dos motivos é pela goleada sofrida no turno por 6 a 1 e a outra é que vencendo o Rubro se iguala ao time do Iririú. No Estádio Adelírio da Silva, da Veterana a ACM/Estacaville tenta fugir da incômoda posição de último colocado ao encarar o Paraíba, num dos clássicos da zona leste da cidade.


Futebol entre amigos

Foto Divulgação Deca, um incansável batalhador pelo Estrela do Sul

O cidadão José Geraldo Porcina foi mais uma das vítimas da terrível moléstia que está nos assolando há quase dois anos. O que ele deixa como legado, mesmo com uma identificação simplória de Deca, é a eterna paixão em reunir amigos em torno de um time de futebol, mesmo que a camisa seja apenas de um figurante como foi o Estrela do Sul.

Desde 2009 filiado à Liga Joinvilense de Futebol, o Estrela do Sul sempre teve em Deca seu defensor. Foi da Terceirona, passando pela Segundona (vice em 2019) e, finalmente, atingiu o ápice ao chegar na elite, como participante da Primeirona nas disputas da temporada de 2021.

Apesar da rapidez, em apenas nove jogos, com a maioria que não teve condições de acompanhar por estar hospitalizado, Deca completou sua trajetória como o mais feliz dos desportistas.


Joinville bem representada

Silvio Acácio Borges

Foto: CBJ

A conversa sobre dirigentes esportivos ainda não terminou. É preciso acrescentar a representatividade que Joinville alcançou com a presença de três pessoas em postos importantes em federações e confederações. Os três são profissionais de educação física. Entre os três, o que mais se destaca é Sílvio Acácio Borges, que está em seu segundo mandato na Confederação Brasileira de Judô. Enquanto Ellen Vivian Kegel foi reeleita até 2024 na Federação de Ginástica de Santa Catarina. E na Federação Catarinense de Ciclismo, Alexandre Schneider inicia seu primeiro mandato, substituindo João Carlos Andrade, ambos joinvilenses natos.

Todos a bordo

Bastou o adiamento de todos os jogos na semana passada para a Liga Joinvilense de Futebol conseguir contornar a indisfarçável situação de constrangimento criada com a desistência do Fluminense e que logo depois pediu desculpas e manteve seu time em campo. Um parágrafo longo para explicar que tudo continua como estava antes da tempestade. Aliás, esta tempestade não passou de um vento leve e sem intensidade.

E assim, a Segundona vem para campo neste domingo com a programação completa da 15ª rodada. O roteiro inicia pela manhã, às 10 horas, no campo do São Luís, onde atuam Atlanta e União do Oeste. Às tarde, às 15h15, outros quatro jogos: Serbi x Fluminense, no Estádio Giouseppe Tomelin; Sercos x Insanos, no Estádio josé Paulino Vieira; União Timbé x Aventureiro, na Arena Miguel; e, Estrela da Praia x Caxias, no Estádio Papagaio Vieira.

Quem sobe e quem cai

Serbi, Sercos e Caxias já estão entre os semifinalistas da Segundona. A quarta vaga, no momento com o Aventureiro, tem outros dois candidatos – Estrela da Praia e União do Oeste, com o Atlanta tendo condições matemáticas. Na parte de baixo, ambos com apenas sete pontos ganhos, Fluminense e Insanos estão virtualmente rebaixados.

Quatro jogos e duas vagas

A antepenúltima rodada da fase de classificação da Terceirona, em disputa da Taça Authentics, começa neste sábado, às 15h15, com o NB (já classificado, em 2º) enfrentando o lanterna Joinvilense, sem chances de obter uma das vagas. O jogo será no Estádio João Oligine, no Jardim Iririú. O local também recebe um jogo no domingo, às 10 horas, onde o Marítimo (sem chances de classificação, em 7º) recebe o Amigos da Vila (6º), um dos candidatos pela quarta vaga.

A Terceirona terá mais um jogo no domingo pela manhã, às 10h15, com o Fagundes (8º), também sem chances, recebendo o líder Adhemar Garcia. E para completar, às 15h15, Atlético Pirabeiraba (3º) x Real Raia (4º) prometem o melhor confronto desta rodada, no Estádio Ouro Verde, no bairro Vila Nova. LETRINHAS DO RDB

Roberto Dias Borba

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page