top of page
Foto do escritorRedação

Advogada de Joinville é condenada

Advogada de Joinville e mais nove pessoas são condenadas por tráfico e associação criminosa


Uma advogada de Joinville e outras nove pessoas foram condenadas por envolvimento em crimes de associação criminosa e tráfico de drogas. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) nesta quarta-feira (15). As penas variam de 4 anos e 9 meses a 17 anos de reclusão em regime fechado.


As investigações, conduzidas pela 13ª Promotoria de Justiça com apoio do Gaeco, começaram em 2021 e apontaram que advogados utilizavam suas prerrogativas para inserir drogas, celulares e documentos no sistema prisional de Joinville. Eles também agiam como intermediários de recados ilícitos para facções criminosas.


A advogada, considerada peça-chave no esquema, foi condenada a 14 anos e 2 meses de prisão, além do pagamento de multa. Ela continuará presa preventivamente, enquanto os outros réus poderão recorrer em liberdade, exceto aqueles já detidos por outros crimes.


O caso faz parte da "Operação Sob Encomenda," que desmantelou o esquema conhecido como “Sintonia dos Gravatas,” no qual advogados facilitavam o tráfico de drogas e promoviam a comunicação entre presos e criminosos em liberdade. O esquema permitia que facções mantivessem suas atividades ilícitas mesmo com membros encarcerados.


A operação teve várias fases, identificando novos envolvidos no esquema ao longo do processo. Segundo o MP-SC, as investigações continuam para coibir crimes no sistema prisional catarinense.




135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page